Dicas/Receitas

Vida Saudável

imag0165

Todo mundo sabe que para viver mais, precisa aderir a um estilo de vida saudável. Mas o que isso tudo significa? O que eu tenho que fazer pra começar? Por que é tao difícil? Na verdade, não é difícil, só talvez não seja o que você esta habituado a fazer todos os dias. Mudando pequenas coisas no seu dia-a-dia pode te ajudar a viver bem e por mais tempo.

Vamos pensar, quais são os hábitos que acabam com a sua saúde? Logo me vem quatro deles na cabeça: fumar, consumir muito álcool, não se exercitar e não comer frutas e vegetais o suficiente. Esses hábitos chegam sem avisar e sem perceber, ou por conta da nossa rotina e stress, acabam se tornando parte da nossa vida, e o tempo vai passando e vamos envelhecendo com eles.

A parte boa é que todo mundo pode mudar sua rotina, então pra ficar mais fácil, eu coloquei os passos mais simples pra você começar a alterar os maus hábitos sem sacrifícios. Vamos lá.

  1. Fumar

Esse é um assunto delicado, porque eu mesma nunca fumei, mas conheço muita gente que é viciada em cigarro. De tudo o que eu li e conversei com pessoas que fumam, cheguei a conclusão que cada caso é um caso, mas há uma coisa em comum em todos eles: todo mundo que eu conheço que parou de fumar, gostava muito do habito e parou de fumar consciente que ainda gostava de fumar. Todas elas sabiam o quão difícil seria parar mas decidiram um marco na vida delas e a partir desse dia, fizeram uma revolução no habito de fumar. Se elas conseguiram, você também consegue. Procure um médico, leia sobre o assunto, pesquise depoimentos, historias, dicas, inspire-se.

2. Consumir muito álcool

Estou falando aqui de quem gosta de beber bastante, mas não é  alcoólatra. Se você tem problema com alcoolismo, procure um médico. A maioria das pessoas não se da conta do quando bebe. E esse pode ser justamente o maior vilão. Comece a anotar o quanto você esta bebendo e pode se surpreender. Depois que souber o quanto esta consumindo em media por semana, estipule uma meta do quanto quer beber e o que você pode consumir como substituto para o álcool quando chegar no limite que escolheu. Pode tentar água de coco, sucos naturais, água com gas…

3. Não se exercitar

Muita gente não gosta de fazer exercícios porque ainda não descobriu o que gosta de fazer. O exercício mais fácil pra mim é a caminhada. E é fácil de fazer, você pode chamar alguém pra andar com você, e ao conversar, olhar a paisagem, outras pessoas, você acaba se distraindo e não percebe que esta fazendo exercício. Comece andando todo dia 20 minutos por duas semanas e depois veja como você se sente. Pode tentar correr, o que alivia muito o stress e ajuda a manter o foco. Comece aos pouquinhos e vá aumentando gradativamente, sempre respeitando os limites do seu corpo. Tente atividades novas e descubra o que você gosta de fazer. Só televisão também enjoa.

4. Comer mais frutas e vegetais

Muita gente não consome mais frutas e vegetais porque não tem o hábito de cozinhar e preparar a comida com antecedência. Acredite, se você deixa pra preparar e cozinhar quando esta com muita fome, não vai ter paciência nem força de vontade e vai pegar a primeira coisa que estiver perto de você, de preferencia cheia de gordura e açucar. Deixar frutas lavadas na fruteira ou na geladeira e sempre a vista pode ser a solução pra você começar a comer mais frutas. O mesmo vale pra saladas e legumes, coloque sempre um legume e uma salada nas suas refeiçoes principais. Aprenda jeitos gostosos e rápidos de preparar os legumes e você vai acabar consumindo muito mais alimentos naturais.

Agora não tem desculpa pra começar 😉

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s