office-620817_1920.jpg

Ter um blog está na moda! Quer fazer um blog de sucesso? Já tenho o meu blog ha um ano e posso compartilhar algumas coisas com vocês. Se você é um blogueiro(a) iniciante tudo bem, você está no lugar certo.  Vou deixar aqui 10 dicas essenciais na minha opinião para quem quer começar um blog e fazer ele dar certo:

1 – Escolha o nome certo para o seu blog

Todo mundo quer um blog, mas não sabe por onde começar. Bem, você precisa ter uma ideia do assunto que vai abordar, sobre o que quer escrever e pesquisar e construir a personalidade do seu blog em volta disso. Para o  seu blog ter sucesso, ganhar muitas visitas, e quem sabe, ate render monetização,  é preciso que você tenha um tema e trabalhe duro em cima dele. Um fator importantíssimo é procurar um tema que você goste e que entenda um pouco sobre ele também. Quando você tiver a personalidade do seu blog montada, procure um nome que reflita tudo isso. Você provavelmente vai leva-lo com você por muito tempo, então não tome uma decisão precipitada, pense com calma e vá em frente quando tiver certeza.

2 – Conheça as plataformas do mercado

Isso exige muita dedicação e persistência, pois o mercado se atualiza muito rápido. Para começar, procure opções fáceis para você entender/escrever. Existem muitas opções de sites com ferramentar para blogs que são gratuitas. Para começar, eu recomendo as opções gratuitas. Quando você sentir que é isso mesmo que você quer fazer, pode procurar um opção melhor que seja paga. A maioria dos blogueiros começaram sem a pretensão de ganhar dinheiro com isso, então não tenha pressa. Lembre-se: quanto mais simples você começar, mais fácil sera para manter. Recomendo WordPress (onde tenho meu site) e o Blogger.

3 – Escolha o template que mais combina com seu público

Você pode escolher pelos templates padrões que vem gratuitamente com a plataforma, ou uns mais legais que são pagos. Definir o tema visual do blog é uma tarefa que leva bastante tempo. Imagine todas as pessoas que podem acessar seu blog, o que o seu publico alvo gostaria de ver, etc. Também é importantíssimo que você crie um perfil legal para o blog, contendo a mensagem resumida que o seu blog quer passar, mais uma foto legal.

4 – Conteúdo é tudo

Você precisa explorar os assuntos principais do seu blog e criar conteúdo de qualidade com frequência. Pense bem, você vai ter que ter assunto por dias, semanas, meses e anos. Seu blog pode ser o mais simples possível, se o conteúdo for interessante, ele vai crescer. Todo o segredo está nos posts. Para isso, você precisa estar por dentro do mercado e pesquisar muito quais são os assuntos populares do momento e o que o seu público está interessado em ler. Por isso, pense bem e foque suas energias no tema e na qualidade dos posts. Tente atualizar o blog com conteúdo todos os dias.

5 – Aposte em boas imagens e videos

Fotos e videos originais podem fazer toda a diferença no seu blog. Posts com fotos aumentam o numero de visualizações no seu blog, então sempre que possível, recomendo que você adicione boas imagens e videos. Em geral, as pessoas acham mais agradável ler matérias que tem fotos e videos relacionados no mesmo post. Porém não polua seu post com imagens demais, lembre-se qualidade é melhor que quantidade.

6 – Atraia seu publico

Uma maneira de atrair publico é fazer algo diferente do que existe no mercado. Mas seja consciente, o tráfico do seu blog não vai crescer da noite para o dia. Você também não pode ser a pessoa chata que força todo mundo a ir visitar seu blog, curtir e comentar. Tem que ser genuíno. Você pode estudar um pouco de SEO para aumentar as chances das pessoas encontrarem seu blog. Mas lembre-se: nada adianta se o seu conteúdo não for brilhante, já que as pessoas podem ate chegar ate seu blog, mas não vão ficar para ler.

7 – Use e abuse das mídias sociais

Uma dica boa é compartilhar seu blog no seu Facebook (você também pode criar uma pagina do blog). Analise a reação das pessoas quando você divulgar o blog nas mídias. Pode ser uma ótima maneira de trazer novos visitantes que podem se tornar fãs do blog e começarem a acessá-lo diretamente. Alem de usar as mídias sociais, você pode fazer parcerias com outro blogs e divulga-los.

8 – Trace metas

Essa é mais uma dica para o seu blog dar certo. Depois de preparar tudo, começar seus posts e divulgação, você precisa definir metas de visitas, visualizações, leitores, etc. As metas servem principalmente para você não perder o foco, nem desanimar, porque muitas vezes as visualizações aumentam aos poucos. Tome cuidado para não traçar metas impossíveis, concentre-se em um plano realista.

9 – Padronize imagens e seja consistente

Cuide da identidade do seu blog. De uma olhada em outros blogs, você vai perceber que todos eles tem a mesma personalidade, por exemplo: as cores são harmonicas, as imagens sempre do mesmo tamanho, mesma fonte, disposição, etc. As vezes a gente não repara, mas ter os videos com a mesma largura, padronizar as cores, a maneira de colocar ícones e legenda vai deixar seu blog muito mais agradável aos olhos.

10 – Seja você mesmo

Ler outros artigos e tirar inspiração, fazem parte de manter um blog. Estude o que funciona para outras pessoas, mas nunca esqueça de deixar a sua marca. Uma das razoes das pessoas acessarem o seu blog é elas gostarem da maneira de como você se expressa e passa informação. Nunca deixe de escrever do seu jeito. Tente evoluir, ficar cada vez mais inspirado, escrever de maneiras diferentes e se descobrir, pois assim você vai conseguir inspirar outras pessoas. Anote as suas ideias, e expresse todas elas da sua maneira.

 

 

 

Anúncios
Posted by:solangeprata

15 respostas para ‘10 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR SEU BLOG

    1. Oi! Obrigada. Olha produzir conteudo exige muito esforco e dedicacao, mas o principal pra mim e estudar bastante sobre o tema que voce quer escrever e ter bastante conhecimento para dividir. Espero que te ajude no seu blog. Sucesso para voce!

      Curtir

    1. Olha vou ser bem sincera, a nao ser que voce escreva sobre um assunto com detalhes que as pessoas procuram a informacao exata, acho que textos maiores acabam fazendo com que o leitor se canse. As pessoas estao numa era em que tudo e muito rapido, em que imagens falam mais que textos, etc. Nao e facil prender a atencao dos leitores com textos grandes. O que eu recomendo e testar e ver como e a aceitacao das pessoas com textos maiores. O que mais faz sucesso aqui, sao top 10 e posts com mais imagens. Espero ter ajudado de alguma forma 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s