Tem viagem marcada? Nunca andou de avião? Muitas pessoas me mandaram e-mails pedindo pra eu dar dicas para quem vai fazer a primeira viagem de avião. Elas vão te ajudar muito a planejar sua primeira viagem ao exterior. Então, não tenha medo e venha comigo!
- CONSIGO CHEGAR A TEMPO?
Muita gente subestima as controvérsias da vida! Tenho amigos que já perderam voo por não checarem o trânsito, por atraso, por alagamento, etc. São muitos os motivos que podem fazer com que você se atrase, principalmente se você mora em São Paulo. O melhor é checar o trânsito e se certificar que dá tempo de chegar. Além disso, sair de casa com bastante antecedência, para não perder o voo.
2. PASSAPORTE E VISTO
Simples assim: sem o passaporte, você não voa. Na hora da correria para viajar, antes de sair de casa, certifique-se de que o passaporte está com você. Parece tolo, mas toda vez antes de fechar a porta pra sair, eu olho o passaporte dentro da bolsa e esse hábito me ajuda a nunca esquecer dele. Certifique-se também que ele é válido para a duração da viagem (dependendo do lugar, a exigência é que o passaporte seja válido por pelo menos seis meses).
Não deixe para tirar o passaporte na última hora, o correto é tirar o documento primeiro, depois comprar a passagem, pois nunca se sabe quando pode acontecer um problema de emissão.
Outro detalhe importante é checar se o país que você vai visitar exige visto. Muitos países, a Inglaterra por exemplo, não exigem visto pra turista, mas exigem alguns detalhes na imigração, portanto pesquise bem. Se você tem conexão nos Estados Unidos lembre-se que o visto americano é obrigatório!, mesmo que você apenas faça uma conexão no país, até o destino final. Sem o visto americano, você nem poderá embarcar. Outros exemplos de países que exigem visto antes de embarcar são: China, Japão, Canadá, Austrália e Dubai.
3. SEM NEURA! O AVIÃO NÃO VAI CAIR!
Voar de avião é em um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não se desespere, se você relaxar, pode descobrir que adora andar de avião e como a viagem pode ser agradável. Leia bastante e pesquise sobre o assunto, isso geralmente ajuda a acalmar a ansiedade e tornar a viagem mais sossegada. Turbulência é comum e acontece devido aos movimentos do ar, mas não significa que o avião vá cair.
4. NAO SEI NENHUM TERMO EM INGLÊS!
Conheço pessoas que tem pavor das palavras e termos em inglês. O melhor a fazer é decorar o básico, YES, NO, THANK YOU, PLEASE, que o resto se resolve pela situação.
5. MALA DE MÃO – O QUE PODE E NÃO PODE?
A melhor coisa é checar com a companhia aérea o que não pode ser levado na bagagem de mão. Alguns exemplos do que não pode ir na mala de mão: líquidos acima de 100ml; arma (ou réplica) de qualquer tipo; objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos (alicates de unha, por exemplo); e substâncias explosivas ou inflamáveis (ex. isqueiro), etc.
Eu costumo levar na mala de mão:
- Itens que vou usar até chegar na esteira e retirar minhas malas
- Eletrônicos e coisas caras que eu não gostaria que extraviassem de jeito NENHUM! Isso vale pra jóias, câmera, computador, celular, etc.
- Dinheiro (NUNCA COLOQUE NA MALA DE DESPACHE)
- Uma troca de roupas, caso o pior aconteça e a mala seja extraviada (já aconteceu comigo!)
Mas como regra geral, tirando os itens acima, levo o mínimo possível na mala de mão, porque ela acaba se tornando inconveniente se estiver muito pesada ou for grande, já que você vai estar o tempo todo com ela.
6. VOO DIRETO, ESCALA OU CONEXÃO?
O voo direto é aquele em que o avião decola de um ponto ao outro sem nenhuma parada. O voo com escala é um voo no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião para em uma ou mais cidades durante o trajeto. Já o voo com conexão é aquele que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez, por isso preste atenção no tempo de espera entre as conexões, para que você não perca o próximo voo, nem precise esperar muitas horas no aeroporto.
7. QUANTOS KILOS POSSO LEVAR NA MALA?
Procure saber quantos quilos de bagagem é permitido levar, isso varia com a companhia aérea e as regras do país. Lembre-se de que a mala costuma voltar mais cheia, (comprinhas?) portanto melhor nunca encher até o limite pra viajar. Se você ultrapassar o limite de peso, ou tiver bagagens a mais, provavelmente vai pagar uma tarifa estipulada pela companhia aérea (pode sair caro!).
Uma dica importante é colocar algo que te ajude a identificar sua mala rapidamente (amarrar uma fita no puxador, por exemplo), porque quando as malas começam a passar na esteira, elas parecem todas iguais! Você também pode pôr na bagagem uma etiqueta com os seus dados, caso percam a mala.
8. VALE A PENA EMBALAR A MALA?
Eu acho caro embalar mala. Em média custa 60 reais para embalar (na Inglaterra acaba saindo o mesmo preço com a conversão, £12.50), mas as vantagens são proteger a mala, e deixá-la mais segura contra roubo. Se você não se sente confiante ou não colocou cadeado na mala, pode optar por embalar.
9. E O DINHEIRO?
O primeiro passo é definir o orçamento, depois avaliar qual a melhor maneira de levar o dinheiro para a viagem. Gosto de trocar uma parte em dinheiro vivo e o resto eu uso o cartão de crédito para sacar o dinheiro, então vale a pena checar com o seu banco se o seu cartão funciona internacionalmente.
10. O QUE EU FAÇO ASSIM QUE CHEGAR NO AEROPORTO?
A primeira coisa a fazer é procurar o balcão da sua companhia aérea e pegar a fila do “check-in” do seu voo. Assim que passar no balcão, a sua bagagem será despachada e o cartão de embarque, emitido.
11. COMO ORGANIZO MEUS DOCUMENTOS?
Eu geralmente tenho uma pastinha ou envelope com todos os documentos que eu preciso. Sempre deixo a pasta em um lugar fácil na mala de mão, pra pegar assim que precisar:
- Passaporte
- Confirmação da Passagem
- Confirmação de hotéis e tudo que foi reservado pra viagem
- Confirmação da passagem de volta
- Extrato comprovando o dinheiro que foi comprada na moeda do país
12. QUANTO TEMPO ANTES DEVO CHEGAR?
Eu recomendo chegar três horas antes de um voo internacional. Vale mais a pena chegar antes, tomar um café e evitar stress desnecessário!
13. LEVE UM CASACO NO AVIÃO!
Sempre passo frio no avião, porque eles costumam ter temperaturas baixas do ar condicionado e o risco de sentir frio pode acontecer.
14. RAIO X E DETECTOR DE METAIS
Uma dica importante é viajar sem cinto, ou sapatos difíceis de tirar, pois é muito comum que peçam para que você tire o cinto e o sapato para passar no detector de metais.
Quando for passar a mala de mão no Raio X, retire as chaves, celular e computador, portanto tenha esses itens em lugares fáceis de serem removidos. Retire também os líquidos (menos de 100ml cada, em saquinho plástico).
Depois de passar no detector de metais e raio X, você deve procurar no telão o número do seu portão de embarque e ir até ele.
15. PASSANDO PELA IMIGRAÇÃO
Esse processo preocupa muita gente que viaja para o exterior. Se você se preparar e estiver com tudo certinho, não precisa ficar tenso.
Em Londres, voce precisa preencher um formulário de imigração antes de pegar a fila. A primeira coisa que vão te pedir é o cartão de embarque e o documento (quase sempre, o passaporte). Depois, esteja preparado para responder todas as perguntas e jamais minta para o agente da imigração, seja 100% claro e honesto. Lembra da pastinha com os documentos? Provavelmente o agente da imigração vai querer saber o que você veio fazer no país (visitar e passear), onde vai ficar (mostrar o comprovante do hotel ou uma carta de convite se for ficar na casa de parentes e amigos, que inclua o endereço e contato dessa pessoa, se tem dinheiro pra bancar a estadia (comprovante de câmbio e cartão internacional) e quando você volta (comprovante da passagem de volta).
Espero que as dicas ajudem vocês! Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários!
BOA VIAGEM!
Beijinhos,
Sx