airport-2373727_1920.jpg

Tem viagem marcada? Nunca andou de avião? Muitas pessoas me mandaram e-mails pedindo pra eu dar dicas para quem vai fazer a primeira viagem de avião. Elas vão te ajudar muito a planejar sua primeira viagem ao exterior. Então, não tenha medo e venha comigo!

  1. CONSIGO CHEGAR A TEMPO?

Muita gente subestima as controvérsias da vida! Tenho amigos que já perderam voo por não checarem o trânsito, por atraso, por alagamento, etc. São muitos os motivos que podem fazer com que você se atrase, principalmente se você mora em São Paulo. O melhor é checar o trânsito e se certificar que dá tempo de chegar. Além disso, sair de casa com bastante antecedência, para não perder o voo.

airport-1822133_1920.jpg

2. PASSAPORTE E VISTO

Simples assim: sem o passaporte, você não voa. Na hora da correria para viajar, antes de sair de casa, certifique-se de que o passaporte está com você. Parece tolo, mas toda vez antes de fechar a porta pra sair, eu olho o passaporte dentro da bolsa e esse hábito me ajuda a nunca esquecer dele. Certifique-se também que ele é válido para a duração da viagem (dependendo do lugar, a exigência é que o passaporte seja válido por pelo menos seis meses).

Não deixe para tirar o passaporte na última hora, o correto é tirar o documento primeiro, depois comprar a passagem, pois nunca se sabe quando pode acontecer um problema de emissão.

airport-731196_1920.jpg

Outro detalhe importante é checar se o país que você vai visitar exige visto. Muitos países, a Inglaterra por exemplo, não exigem visto pra turista, mas exigem alguns detalhes na imigração, portanto pesquise bem. Se você tem conexão nos Estados Unidos lembre-se que o visto americano é obrigatório!, mesmo que você apenas faça uma conexão no país, até o destino final. Sem o visto americano, você nem poderá embarcar. Outros exemplos de países que exigem visto antes de embarcar são: China, Japão, Canadá, Austrália e Dubai.

3. SEM NEURA! O AVIÃO NÃO VAI CAIR!

Voar de avião é em um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não se desespere, se você relaxar, pode descobrir que adora andar de avião e como a viagem pode ser agradável. Leia bastante e pesquise sobre o assunto, isso geralmente ajuda a acalmar a ansiedade e tornar a viagem mais sossegada. Turbulência é comum e acontece devido aos movimentos do ar, mas não significa que o avião vá cair.

aircraft-1362586_1920.jpg

4. NAO SEI NENHUM TERMO EM INGLÊS!

Conheço pessoas que tem pavor das palavras e termos em inglês. O melhor a fazer é decorar o básico, YES, NO, THANK YOU, PLEASE, que o resto se resolve pela situação.

5. MALA DE MÃO – O QUE PODE E NÃO PODE?

A melhor coisa é checar com a companhia aérea o que não pode ser levado na bagagem de mão. Alguns exemplos do que não pode ir na mala de mão: líquidos acima de 100ml; arma (ou réplica) de qualquer tipo; objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos (alicates de unha, por exemplo); e substâncias explosivas ou inflamáveis (ex. isqueiro), etc.

Eu costumo levar na mala de mão:

  1. Itens que vou usar até chegar na esteira e retirar minhas malas
  2. Eletrônicos e coisas caras que eu não gostaria que extraviassem de jeito NENHUM! Isso vale pra jóias, câmera, computador, celular, etc.
  3. Dinheiro (NUNCA COLOQUE NA MALA DE DESPACHE)
  4. Uma troca de roupas, caso o pior aconteça e a mala seja extraviada (já aconteceu comigo!)

Mas como regra geral, tirando os itens acima, levo o mínimo possível na mala de mão, porque ela acaba se tornando inconveniente se estiver muito pesada ou for grande, já que você vai estar o tempo todo com ela.

architecture-2560640_1920.jpg

6. VOO DIRETO, ESCALA OU CONEXÃO?

O voo direto é aquele em que o avião decola de um ponto ao outro sem nenhuma parada. O voo com escala é um voo no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião para em uma ou mais cidades durante o trajeto. Já o voo com conexão é aquele que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez, por isso preste atenção no tempo de espera entre as conexões, para que você não perca o próximo voo, nem precise esperar muitas horas no aeroporto.

7. QUANTOS KILOS POSSO LEVAR NA MALA?

Procure saber quantos quilos de bagagem é permitido levar, isso varia com a companhia aérea e as regras do país. Lembre-se de que a mala costuma voltar mais cheia, (comprinhas?) portanto melhor nunca encher até o limite pra viajar. Se você ultrapassar o limite de peso, ou tiver bagagens a mais, provavelmente vai pagar uma tarifa estipulada pela companhia aérea (pode sair caro!).

Uma dica importante é colocar algo que te ajude a identificar sua mala rapidamente (amarrar uma fita no puxador, por exemplo), porque quando as malas começam a passar na esteira, elas parecem todas iguais! Você também pode pôr na bagagem uma etiqueta com os seus dados, caso percam a mala.

airport-519020_1920.jpg

8. VALE A PENA EMBALAR A MALA?

Eu acho caro embalar mala. Em média custa 60 reais para embalar (na Inglaterra acaba saindo o mesmo preço com a conversão, £12.50),  mas as vantagens são proteger a mala, e deixá-la mais segura contra roubo. Se você não se sente confiante ou não colocou cadeado na mala, pode optar por embalar.

9. E O DINHEIRO?

O primeiro passo é definir o orçamento, depois avaliar qual a melhor maneira de levar o dinheiro para a viagem. Gosto de trocar uma parte em dinheiro vivo e o resto eu uso o cartão de crédito para sacar o dinheiro, então vale a pena checar com o seu banco se o seu cartão funciona internacionalmente.

10. O QUE EU FAÇO ASSIM QUE CHEGAR NO AEROPORTO?

A primeira coisa a fazer é procurar o balcão da sua companhia aérea e pegar a fila do “check-in” do seu voo. Assim que passar no balcão, a sua bagagem será despachada e o cartão de embarque, emitido.

11. COMO ORGANIZO MEUS DOCUMENTOS?

Eu geralmente tenho uma pastinha ou envelope com todos os documentos que eu preciso. Sempre deixo a pasta em um lugar fácil na mala de mão, pra pegar assim que precisar:

  • Passaporte
  • Confirmação da Passagem
  • Confirmação de hotéis e tudo que foi reservado pra viagem
  • Confirmação da passagem de volta
  • Extrato comprovando o dinheiro que foi comprada na moeda do país

 

12. QUANTO TEMPO ANTES DEVO CHEGAR?

Eu recomendo chegar três horas antes de um voo internacional. Vale mais a pena chegar antes, tomar um café e evitar stress desnecessário!

plane-170272_1920.jpg

13. LEVE UM CASACO NO AVIÃO!

Sempre passo frio no avião, porque eles costumam ter temperaturas baixas do ar condicionado e o risco de sentir frio pode acontecer.

14. RAIO X E DETECTOR DE METAIS

Uma dica importante é viajar sem cinto, ou sapatos difíceis de tirar, pois é muito comum que peçam para que você tire o cinto e o sapato para passar no detector de metais.

Quando for passar a mala de mão no Raio X, retire as chaves, celular e computador, portanto tenha esses itens em lugares fáceis de serem removidos. Retire também os líquidos (menos de 100ml cada, em saquinho plástico).

Depois de passar no detector de metais e raio X, você deve procurar no telão o número do seu portão de embarque e ir até ele.

15. PASSANDO PELA IMIGRAÇÃO

Esse processo preocupa muita gente que viaja para o exterior. Se você se preparar e estiver com tudo certinho, não precisa ficar tenso.

Em Londres, voce precisa preencher um formulário de imigração antes de pegar a fila. A primeira coisa que vão te pedir é o cartão de embarque e o documento (quase sempre, o passaporte). Depois, esteja preparado para responder todas as perguntas e jamais minta para o agente da imigração, seja 100% claro e honesto. Lembra da pastinha com os documentos? Provavelmente o agente da imigração vai querer saber o que você veio fazer no país (visitar e passear), onde vai ficar (mostrar o comprovante do hotel ou uma carta de convite se for ficar na casa de parentes e amigos, que inclua o endereço e contato dessa pessoa, se tem dinheiro pra bancar a estadia (comprovante de câmbio e cartão internacional) e quando você volta (comprovante da passagem de volta).

aircraft-513641_1920.jpg

Espero que as dicas ajudem vocês! Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários!

BOA VIAGEM!

Beijinhos,

Sx

 

 

Anúncios
Posted by:solangeprata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s